Com o objetivo de tratar da promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, a ABNT publicou no ano passado a norma ABNT NBR 15570:2009 - Transporte - Especificações técnicas para fabricação de veículos de características urbanas para transporte coletivo de passageiros. Ela estabelece os requisitos básicos para que a indústria possa construir os novos veículos destinados ao transporte público coletivo urbano de passageiros com atributos de segurança, conforto e acessibilidade.

 
Na ABNT NBR 15570:2009 foram definidas especificações e referências técnicas adotadas mundialmente, de forma a possibilitar que os veículos fabricados no parque industrial brasileiro estejam em igualdade tecnológica aos produzidos no exterior.


Esta norma incorpora os requisitos da ABNT NBR 14022:2009 - Acessibilidade em veículos de características urbanas para o transporte coletivo de passageiros, que foi revisada em 2006 e recebeu uma Emenda em fevereiro de 2009, merecendo por isso uma nova publicação. A versão original era de 1997 e não mais retratava a realidade a que se destina, ou seja, apresentar as características mínimas de acessibilidade a serem consideradas nos veículos de transporte coletivo urbano.