Em outubro de 2009, foi criada a Comissão de Estudo de Metrologia de Equipamentos de END (CE-53:000.03), que tem como objetivo o desenvolvimento da normalização no campo da confiabilidade metrológica de equipamentos para ensaios não destrutivos no que concerne a terminologia, procedimentos e métodos de ensaio.

Foi indicado como coordenador da Comissão, Rodrigo Pereira (INMETRO) e como secretária, Ana Paula Giolo (Abendi). Ficou definido como primeiro trabalho do grupo o desenvolvimento de uma norma sobre a calibração de instrumentos de medição de espessura por ultrassom. Representantes da ABNT, Brasitest, Conerge, Inmetro, Inter-Metro, IPEM/SP, Mercedes Benz, MKS Serviços, Quattor, Petrobras e REM estiveram presentes, além do Dr. Aldo Dutra, em nome do Sr. João Carlos Lerch, superintendente do Comitê Brasileiro de Normalização em Metrologia (ABNT/CB-53).

Para participar das atividades de Normalização do setor, entre em contato pelo telefone 11 5586-3145 ou o e-mail normalizacao@abendi.org.br.