Acessibilidade é o tema escolhido para o Exponorma 2010, evento promovido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) reunindo congresso, palestras técnicas e exposição de produtos e serviços que atendem à normalização. Esta quarta edição do Exponorma acontecerá nos dias 19 a 21 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Lançado em 2007 para disseminar para toda a sociedade a importância do uso das normas técnicas, o evento comemora também no Brasil o Dia Mundial da Normalização, celebrado em 14 de outubro, cada ano com um tema diferente. Em 2010 é a Acessibilidade que estará no foco dos organismos que elaboram normas técnicas no mundo inteiro.

O Comitê Brasileiro de Acessibilidade (ABNT/CB-40) é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras sobre o assunto. Atualmente são disponibilizadas 16 normas, entre elas a ABNT NBR 9050:2004 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Outros documentos estabelecem requisitos de acessibilidade em meios de  transporte, na comunicação na televisão e prestação de serviços e em caixa de auto-atendimento bancário. Seus títulos podem ser conhecidos no site www.abnt.org.br/catalogo.