ABNT esteve representada em atividades realizadas na Suécia e na Colômbia.

As normas técnicas estiveram no centro de um workshop e uma conferência na Suécia sobre mudanças climáticas e um curso focado em qualidade, na Colômbia, no final de 2009. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) participou das duas atividades.

Nos dias 20 a 25 de novembro a ABNT, representada por Lilian Rose Secron, da Gerência de Relações Internacionais, participou em Estocolmo, na Suécia, do ISO Global Workshop sobre os Regimes de GHG face às alterações climáticas e a contribuição das normas ISO e de uma conferência organizada pelo Instituto Sueco de Normalização (SIS), com o tema “Mudanças climáticas, comércio e normalização - numa perspectiva de desenvolvimento”.

Representantes de mais de 50 países participaram dos dois dias de workshop, que contou com palestras de dois facilitadores: Anja Kollmuss, da Suécia, e Tom Baumann, do Canadá. Ao final dessa atividade foram criados sete grupos para revisar partes da minuta de um documento sobre regimes de gases de efeito estufa face às alterações climáticas e a contribuição das normas ISO, o qual deverá ser publicado até maio de 2010.

Na conferência do SIS, as apresentações estiveram a cargo de dirigentes de Organismos de Normalização Nacional de países africanos e especialistas em GHG (do inglês, greenhouse gas) e mudanças climáticas, entre eles a secretária do Grupo de Trabalho da ISO de Responsabilidade Social, Kristina Sandberg. 

Também no mês de novembro de 2009, Thalita Romano de Albuquerque, da Gerência de Relações Internacionais, representou a ABNT em curso sobre Normalização e Qualidade, realizado em Bogotá, na Colômbia. A atividade foi promovida pela Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) em parceria com o Instituto de Normalização e Certificação Colombiano (Icontec).