A Comissão de Estudo de Controle da Qualidade do Concreto, do Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (ABNT/CB-18) reuniu-se no dia 1º de março, na Associação Brasileira de Cimento Portland (ABPC), para discutir o texto-base do projeto de revisão da ABNT NBR 15146:2004 - Controle tecnológico de concreto - Qualificação de pessoal - Requisitos.

Alguns dos tópicos debatidos: compatibilização da Norma Brasileira com a ABNT ISO/IEC 17024; adoção da terminologia da Classificação Brasileira das Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, como referência para definição das categorias profissionais na ABNT NBR 15146; a escolaridade mínima e a experiência profissional a serem exigidas das diferentes categorias; e, recomendação de comprovação do treinamento profissional

Durante os próximos seis meses, a Comissão de Estudos vai se dedicar à elaboração do texto-base de atualização da ABNT NBR 15146:2004. Para isso, reuniões mensais serão realizadas todas as primeiras segundas-feiras do mês, na sede da ABCP. São convidados a participar, especialmente, representantes de construtoras, laboratórios de ensaio, fabricantes de cimentos, aditivos e outros materiais constituintes do concreto, usinas de concreto, entre outros.

“Acredito que até o final de 2010 já tenhamos essa nova norma publicada”, prevê Inês Battagin, superintendente do ABNT/CB-18 e responsável pela reativação da Comissão de Estudo.