A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) instalará no dia 25 de março, em São Paulo, a Comissão de Estudo Especial de Controle e Combate a Fraudes (ABNT/CEE-139), que atuará como espelho do comitê técnico da International Organization for Standardization, o ISO/TC 247-Technical Committee Fraud countermeasures and controls. Ainda não há normas nacionais, estrangeiras, regionais ou internacionais sobre o assunto.
 
O resultado da primeira reunião do ISO/TC 247 e as contribuições oferecidas pelo Brasil, além da escolha do coordenador, vice-coordenador e secretário da nova Comissão de Estudo Especial são itens da pauta da reunião, que acontecerá das 9h às 12h, na Serasa Experian (Alameda dos Quinimuras, 187, Planalto Paulista, São Paulo). Os interessados em participar devem confirmar presença enviando um e-mail para secretariacb21@br.experian.com, até o próximo dia 19, porque as vagas são limitadas.

A ABNT/CEE-139 se dedicará à normalização no campo da detecção, prevenção e controle de identidade, financeiro, produto e outras formas de fraude econômica e social. Adotará normas a serem elaboradas no ISO/TC 247 e em seu trabalho poderá ter interface com o Comitê Brasileiro de Computadores e Processamento de Dados (ABNT/CB-21), com a Comissão de Estudo Especial de Gestão de Riscos (ABNT/CEE-63) e a Comissão de Estudo Especial de Serviços Financeiros (ABNT/CEE-112).

Representantes do Banco Central, Ministério da Defesa, Polícia Federal, Microsoft, Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Serasa  Experian, Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e de estabelecimentos bancários farão parte da Comissão.