O CB- 02 – Comitê Brasileiro de Construção Civil da ABNT se reuniu no final de 2009 para ativar a CE -02:140.01 – Comissão de Estudos de Manutenção de Edificações. A reunião teve como objetivo nomear o coordenador e o secretário de um comitê de elaboração da norma destinada à regulamentação da manutenção em edifícios.


O principal motivo da reativação da comissão foi a iminência da entrada em vigor da norma de desempenho, que tem publicação prevista para o mês de maio. A norma será concebida com o intuito de auxiliar as construtoras e as incorporadoras a desenvolverem programas completos e aprofundados de manutenção, detalhados em manuais a serem entregues em condomínios.


Para tanto, o novo texto terá como base, para elaboração e apresentação dos conteúdos, a NBR 5674- Manutenção de Edificações- Procedimento e a NBR 14037- Manual de Uso, Conservação e Manutenção das Edificações –Requisitos. A expectativa da comissão é de que o texto esteja pronto em cerca de 6 meses e que sua publicação ocorra em data próxima a norma de desempenho.