O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo está revisando sua instrução técnica que passará a contemplar, além das vistorias referentes a equipamentos de combate a incêndio, como extintores, portas corta-fogo, mangueiras e hidrantes, uma avaliação do estado das instalações elétricas de baixa tensão. E a referência para a inspeção desse item é a norma técnica ABNT NBR 5410:2004 - Instalações elétricas de baixa tensão.

A ABNT NBR 5410:2004 estabelece as condições para o funcionamento adequado da instalação elétrica de baixa tensão e é considerada a mais importante norma técnica do setor de Eletricidade. O documento incorpora a natural evolução tecnológica e facilita a consulta, porque seu texto foi elaborado com uma preocupação maior em relação à interpretação. Prescrições de proteção e as respectivas medidas de aplicação, por exemplo, são especificadas com clareza e riqueza de detalhes.

A norma pode ser obtida nos endereços de atendimento da ABNT ou solicitada via internet pelo site www.abnt.org.br/catalogo ou pelo e-mail atendimento.sp@abnt.org.br