“O Processo de Normalização da Gestão de PD&I nas Empresas: Contribuição para a Gestão da Inovação” é o tema de dois workshops que acontecerão em Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), nos próximos dias 27 de novembro das 14h às 17h30 e 1º de dezembro das 09h às 12h30, respectivamente. Organizados pela Comissão de Estudo Especial de Gestão da Pesquisa, do Desenvolvimento e da Inovação (PD&I) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CEE-130), os eventos têm o objetivo de apresentar para agentes institucionais, empresas e sociedade os textos-base que estão sendo desenvolvidos visando à publicação de normas sobre terminologia, sistema de gestão e projetos.

O primeiro workshop será realizado no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), à Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775, Cidade Industrial de Curitiba. A programação é a seguinte:
• 14h – Abertura
• 15h – O processo de Normalização da Gestão de PD&I, por Júlio Felix, do Tecpar.
• 15h30 – Intervalo
• 16h – Mesa redonda: O impacto da Normalização da Gestão de PD&I nas empresas brasileiras, com a participação de Reinaldo Ferraz, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Filipe Cassapo, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); Luís Mário, da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro); e, Jefferson Pelissari, da Siemens.
• 17h – Debate
• 17h30 - Encerramento
 
No Rio de Janeiro, o workshop acontecerá em 1º de dezembro no Espaço Cultural Finep, na Praia do Flamengo 200, 13º andar. Um terceiro encontro será promovido em São Paulo, em data e local a serem definidos. Os interessados em participar devem fazer inscrições pelo e-mail: eduardo.lima@abnt.org.br

Os eventos nas três capitais são patrocinados pelo Tecpar, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e Associação Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).
 
A Comissão de Estudo Especial de Gestão da PD&I (ABNT/CEE-130) foi instalada em junho de 2009, com a responsabilidade de elaborar normalização referente à Gestão da Pesquisa, do Desenvolvimento e da Inovação. Seu coordenador é Júlio Felix, gerente da Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), pertencente ao Tecpar.