A ABNT publicou, em 29 de janeiro, a norma ABNT NBR 6567:2015 - Ligantes asfálticos - Emulsões asfálticas - Determinação da carga de partícula - Asphalt binders - Asphalt emulsions - Determination of particle charge, que revisa a norma ABNT NBR 6567:2009, elaborada pelo Organismo de Normalização Setorial de Petróleo (ABNT/ONS-34).

Esta Norma determina a carga de partícula de emulsões asfálticas. Esta Norma identifica as emulsões asfálticas cujas partículas são carregadas positivamente, classificadas como catiônicas, e aquelas cujas partículas são carregadas negativamente, classificadas como aniônicas. Caso não exista carga de partícula, a emulsão é considerada não iônica. Caso ocorra um pequeno depósito em ambos os eletrodos, a emulsão é considerada anfotérica. Emulsões que não apresentam carga positiva também podem ser classificadas como catiônicas de ruptura lenta, se elas recobrirem um tipo específico de areia siliciosa de carga negativa.

O documento será válido a partir de 29 de fevereiro. Para mais detalhes sobre a publicação contate o ABNT/ONS-34 (ons34@abnt.org.br).