Ontem foi comemorado o Dia Mundial da Água. Sabemos que esse é um recurso essencial para a vida humana e a importância da sua preservação, afim de garantir um futuro melhor para toda população. A reutilização da água para fins não potáveis é uma forma simples de preservação desse patrimônio mundial, pois as pequenas ações de economia quando somadas geram grandes resultados.

A normalização busca cada vez mais desenvolver normas que proporcionam qualidade e segurança para os recursos naturais através do conhecimento de centenas de especialistas apresentado pelos países membros da ISO, e outras organizações que trabalham com a norma ISO.

A ABNT disponibiliza em seu acervo as normas ABNT NBR ISO 24510:2012 - Atividades relacionadas aos serviços de água potável e de esgoto — Diretrizes para a avaliação e para a melhoria dos serviços prestados aos usuários. Esta Norma especifica os elementos dos serviços de água potável e de esgoto que possuem relevância e interesse para os usuários. Ela também proporciona diretrizes sobre como identificar as necessidades e expectativas dos usuários e como avaliar se estão sendo satisfeitas. A ABNT NBR ISO 24511:2012 - Atividades relacionadas aos serviços de água potável e de esgoto — Diretrizes para a gestão dos prestadores de serviços de esgoto e para a avaliação dos serviços de esgoto. Esta Norma fornece diretrizes para a gestão dos prestadores de serviços de esgoto e para a avaliação dos serviços de esgoto. Além disso, é aplicável aos prestadores de serviços de esgoto de propriedade pública e privada, mas não favorece nenhum modelo específico de propriedade ou de operação. E a ABNT NBR ISO 24512:2012 - Atividades relacionadas aos serviços de água potável e de esgoto — Diretrizes para a gestão dos prestadores de serviços de água e para a avaliação dos serviços de água potável. Esta Norma fornece diretrizes para a gestão dos prestadores de serviços de água e para a avaliação dos serviços de água potável. Além disso, é aplicável aos prestadores de serviços de água de propriedade pública ou privada. Ela não favorece qualquer modelo relativo à propriedade ou à prestação dos serviços.