A ABNT publicou, em 30 de julho, a norma ABNT NBR 14064:2015 - Transporte rodoviário de produtos perigosos — Diretrizes do atendimento à emergência, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego (ABNT/CB-16).

Esta Norma estabelece os requisitos e procedimentos operacionais mínimos a serem considerados nas ações de preparação e de resposta rápida aos acidentes envolvendo o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos (TRPP). As ações de resposta às emergências contidas nesta Norma não limitam ou excluem a adoção de procedimentos e diretrizes mais rigorosos. As diretrizes contidas neste Norma se aplicam às instituições públicas e/ou privadas que respondem às emergências envolvendo o TRPP. Os tipos de acidentes tratados nesta Norma incluem qualquer evento indesejado envolvendo o TRPP, que representem, ou possam representar algum tipo de perigo, efetivo ou potencial, à saúde e à segurança da população e ao meio ambiente, e também que coloquem sob ameaça o patrimônio público e/ou privado.

O documento será válido a partir de 30 de agosto. Para mais detalhes sobre a publicação contate o ABNT/CB-16 (cb16@abnt.org.br).