A ABNT publicou, em 19 de agosto, a norma ABNT NBR 16280:2015 - Reforma em edificações - Sistema de gestão de reformas - Requisitos, que revisa a norma ABNT NBR 16280:2014, elaborada pelo Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02).

Esta Norma estabelece os requisitos para os sistemas de gestão de controle de processos, projetos, execução e segurança, incluindo meios principalmente para: a) prevenções de perda de desempenho decorrente das ações de intervenção gerais ou pontuais nos sistemas, elementos ou componentes da edificação; b) planejamento, projetos e análises técnicas de implicações da reforma na edificação; c) alteração das características originais da edificação ou de suas funções; d) descrição das características da execução das obras de reforma; e) segurança da edificação, do entorno e de seus usuários; f) registro documental da situação da edificação, antes da reforma, dos procedimentos utilizados e do pós-obra de reforma; g) supervisão técnica dos processos e das obras.

O documento será válido a partir de 19 de setembro. Para mais detalhes sobre a publicação contate o ABNT/CB-02 (cb02@abnt.org.br).