Notícias da Casa - CamaraNet
Atualizado em 02/12/2015 às 11 h 06
 
 
 
Evento conta com representantes de diversos países, como China e EUA
 
A Câmara dos Deputados é sede da 3ª Reunião Internacional de Normas sobre Big Data durante esta semana.
O encontro ocorre no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor).
Além do Brasil, participam do evento experts de países como Estados Unidos, Coreia do Sul, Alemanha, China, Irlanda, Japão e Reino Unido. O Brasil é representado pelo coordenador do Grupo de Estudo da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), Fernando Gebara, responsável pela elaboração das normas relativas à tecnologia da informação, que explica a importância de o País fazer parte de encontros dessa natureza: 
"Existe uma deficiência por parte dos países em desenvolvimento no ambiente internacional de normatização, principalmente. Países que não são os grandes detentores da tecnologia, mas grandes consumidores de tecnologia. E essa voz dos países consumidores ainda está falhando, por isso é importante participar."
Questionado sobre a possibilidade do recurso (Big Data) ser utilizado pelas forças de segurança brasileiras no período das Olimpíadas – prevista para acontecer no Rio de Janeiro em agosto de 2016 – Gebara acredita que é um bom instrumento no sentido de examinar tendências.
O coordenador defende que "por meio da análise desses dados você pode conseguir determinar se em todas aquelas conversas, se em toda aquela informação existe algum ponto de atenção para tomar decisões e se preocupar. Não é uma ação de segurança imediata como bloquear um hacker, ou fazer algo assim, é mais verificar grandes tendências e ver se em algumas delas há algum risco iminente".
A Câmara contribui com a normatização técnica desde 2008. Carlos Nassur, analista de informática, membro da ABNT, participou da adoção da norma ABNT NBR ISO/IEC 12.207:2009 – que trata de gerenciamento do ciclo de vida de software – marco significativo para a indústria nacional. Fábio Cruz e Arnaldo Batista, lotados no Centro de Informática, atuaram como facilitadores do evento.
 
Conceitos
Big Data consiste em um conjunto extremamente amplo de dados e que, por este motivo, necessita de ferramentas especialmente preparadas para lidar com estes grandes volumes, de forma que toda e qualquer informação relevante possa ser encontrada, analisada e aproveitada em tempo hábil.