É muito importante que qualquer entidade, empresa ou órgão preste contas da sua situação financeira, econômica, técnica e dos atos de sua administração. 

A ABNT por meio de sua Diretoria, desde 2003, cumpre religiosamente esta missão, apresentando o seu balanço, demonstrativos financeiros e seus resultados nos foros próprios e competentes para a sociedade, pois trata-se de uma associação civil, privada e  de utilidade pública que cumpre com suas obrigações estatutárias. 

Ressaltamos que os resultados são auditados por uma empresa de auditoria internacional de grande credibilidade que lograram, em todos esses anos, a aprovação por unanimidade tanto do Conselho Fiscal e Deliberativo, como da Assembleia de Associados, conforme preconiza o seu Estatuto. 

Esta prática salutar garante a credibilidade da Associação, sua transparência, isenção e saúde financeira tão importante para sobrevivência nestes tempos difíceis. 

A ABNT cumpre seu papel com a sociedade e com seus associados, de acordo com as leis vigentes, disponibilizando em seu site as informações dos convênios com os órgãos federais e, nos seus relatórios anuais as informações pertinentes ao seu desempenho e conquistas de suas ações operacionais. Também possue convênios e contratos com outras entidades, como por exemplo o  SEBRAE, e tem sempre aprovada sua execução física e financeira. 

A Diretoria da associação apresenta ao Conselho Deliberativo o Plano de Ação Anual, suas metas para o ano e suas atividades para atingir os resultados. Após análise deste Conselho, que congrega representantes dos Ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Defesa, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como grandes associações como ABIMAQ, ABCP, ABINEE, FIESP; entidades governamentais, como INMETRO, IPT, DCTA; empresas, como PETROBRAS e SCHINEIDER; além de outras entidades como o SEBRAE, e Superintendentes de Comitês Brasileiros - é levado para aprovação dos associados em Assembleia Geral para deliberar. A execução das atividades contidas no plano de ação são acompanhadas e avaliadas pelo Conselho Deliberativo em suas reuniões ordinárias ao longo do ano de acordo com o procedimento estatutário.  

É importante frisar que o plano, elaborado e executado pela Diretoria, nunca deixou de ser  aprovado nos diferentes níveis da estrutura da ABNT e sempre apresentou excelentes resultados, como por exemplo, superávit financeiro na última década, bem diferente de anos anteriores, em que a situação da associação era pré-falimentar. 

Destacamos que o próprio Ministério Público, recentemente arquivou um processo que questionava as atividades e procedimentos adotados pela ABNT, considerando que os mesmo estão de acordo com as leis do País. 

Finalmente, temos a certeza que a ABNT continuará cumprindo com a sua missão, como único Foro de Normalização do Brasil, transparente e coerente com seu papel na sociedade, apesar das manifestações dos incapazes e preconceituosos, que por ignorância e interesses escusos tentam denegrir e macular o desenvolvimento da Normalização brasileira.