O Prefeito Municipal de Pinhais (PR), Luizão Goulart, assinou o Decreto 2488/2016, aprovando o Plano de Ações 2016/2017 para a Prefeitura. O Plano foi elaborado com base em autoavaliação participativa realizada em oficina de trabalho com algumas dezenas de servidores de diversas pastas.  Foi utilizado como referência o Anexo B da norma ABNT NBR ISO 18091, voltada para a aplicação da ISO 9001 na gestão municipal.

Foram avaliados os 39 indicadores qualitativos propostos pelo documento onde foi definido em que nível de gestão a Prefeitura encontrava-se em relação ao que era sugerido pelos 3 estágios do anexo descritos nas colunas verde, amarela ou vermelha. Esses indicadores são classificados, além dos institucionais, também o tripé da sustentabilidade (econômicos, sociais e ambientais). Com base nessa definição, em ampla discussão, foram levantadas ações de melhoria que, uma vez consolidadas, constituíram o Plano aprovado pelo decreto.

O Manual elaborado para o SEBRAE, contendo sugestões de iniciativas para aprimoramento da administração, propiciou aos participantes exemplos que os inspiraram na apresentação de propostas.

Os trabalhos foram conduzidos por voluntários do Comitê Brasileiro da Qualidade (ABNT/CB-25), cuja partida decorreu de iniciativa do Observatório Social do Brasil (OSBrasil).

Trata-se da primeira vez no Brasil, que uma norma internacional de gestão é objeto de dispositivo legal formalizando sua aplicação.