Novo padrão ISO para Sustentabilidade de Meios de Hospedagem - resultados da reunião anual do ISO/TC 228 - Tourism and related services

Entre os dias 23 e 24/05/16 ocorreu, em Kuala Lumpur, sob a coordenação brasileira, a instalação do novo grupo de trabalho da ISO sobre Turismo Sustentável (ISO/TC 228/WG 13 - Sustainable Tourism).

Este trabalho tem como objetivo principal a criação de nova norma ISO sobre Sustentabilidade para Meios de Hospedagem, com base na norma brasileira ABNT NBR 15401:2014 - Meios de Hospedagem - Sistema de Gestão da Sustentabilidade - requisitos.

Estiveram presentes na reunião representando a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e o Brasil, por meio do apoio do Sebrae NA, o Alexandre Garrido (Convenor do TC 228/ WG13 - Sustainable Tourism), Ditmar Bellam (Hotel Blumenberg), Vicente Atz (SPA Dom Ramom), Maria Luiza Salomé (F. Vanzolini) e Daniel Spinelli (PS Treinamento).

Além do Brasil mais 11 países enviaram representantes para a reunião: Áustria; Argentina; Bulgária; França; Malásia; Nigéria; Panamá; Portugal; Tailândia; Turquia e Reino Unido onde foram discutidas os comentários enviados pelos Países sobre a proposta brasileira do texto para a nova norma ISO.

O resultado da reunião foi a elaboração de nova versão do texto, a qual já foi disponibilizada a todos os Países para nova rodada de comentários, prevista para se encerrar no dia 15/09/16.

Destaca-se que o Brasil ofereceu para sediar a próxima reunião deste grupo da ISO, prevista para os dias 31 de outubro e 1 de novembro. Isto ainda encontra-se em avaliação, devendo ser confirmado nas próximas semanas.

No Brasil este trabalho será acompanhado pela Comissão de Estudos da ABNT-CE 54.0004.01/Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem, a qual terá sua próxima reunião no dia 26/07/2016, das 9:30 às 17:00, na ABNT-RJ, sediada na Av. Treze de Maio, 13 – 28ª andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ. Para participar entre em contato com Alexandre Garrido (alexandre@sextante.net.br) ou Milena Pires (milena.pires@abnt.org.br).