Está em Consulta Nacional, o 2º Projeto da norma ABNT NBR 16457 - Logística reversa de medicamentos de uso humano vencidos e/ou em desuso — Procedimento, da Comissão de Estudo Especial de Resíduos de Serviços de Saúde (ABNT/CEE-129).

Esta Norma especifica os requisitos aplicáveis às atividades de logística reversa de medicamentos descartados pelo consumidor, estabelece os requisitos mínimos para proteção e prevenção dos riscos ao meio ambiente, segurança ocupacional e saúde pública, no processo de descarte, armazenamento temporário, coleta e transporte de medicamentos de uso humano provenientes de domicílios, descartados pelo consumidor. A Norma não se aplica aos medicamentos em dispositivos perfurantes, medicamentos gerados nos tratamentos de home care, medicamentos de uso não humano, produtos para saúde, produtosde higiene pessoal, cosméticos, perfumes e saneantes.

O projeto fica disponível para votação até o dia 23 de junho. Para participar, acesse o link www.abnt.org.br/consultanacional, escolha o Comitê ou Comissão, cujo projeto de norma pertence, faça seu passaporte ABNT e vote!

A sua participação é muito importante!