Durante a reunião do ISO/TC176/WG-04, que aconteceu no final de maio, em Madri, para início dos trabalhos de revisão da norma ISO 189091:2014, o coordenador Comissão de Estudo de Documentos Auxiliares (CE 25:000.05),do Comitê Brasileiro da Qualidade (ABNT/CB-25),  Basílio Vasconcellos Dagnino, fez exposição sobre a implementação da ABNT NBR ISO 18091:2014 - Sistemas de Gestão da Qualidade - Diretrizes para a aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2008 em prefeituras, em Pinhais/PR.

Estavam presentes delegados da Espanha, com observadores do Município de Mostellos, Federación Española de Municipios y Provincias (FEMP), Fundación Participa – que organizou a reunião, e AENOR;  Portugal, com duas observadoras, alunas de Mestrado; Itália e México (Convenor, Secretário e Apoio). Via Skype participaram delegados de Botswana, Holanda, EUA e Egito.

Além disso, foram feitas apresentações sobre os trabalhos desenvolvidos naquela cidade:

o   FEMP – Federación Española de Municipios y Provincias - Secretario Geral e staff

o   Alcaldía de Madrid (Prefeitura)

o   Coordenador Geral de Alcaldía

o   Diretor Geral de UCCI - Unión de Ciudades Capitales Iberoamericanas (citada São Paulo como membro).

Foi enfatizada nas apresentações a liderança do Prefeito e a contribuição entusiástica dos servidores municipais. Em oficinas de trabalho, o nível atual da gestão da Prefeitura foi classificado em verde, amarelo ou vermelho utilizando os 39 indicadores qualitativos do Anexo B da norma. A partir dessa auto-avaliação, altamente participativa, foi elaborado o Plano de Ação 2016/2017, formalizado em Decreto Municipal. Nesse Decreto o citado Anexo da norma é referido, o que certamente ocorre pela primeira vez em nível mundial.