O Brasil tem agora assento em uma das organizações mais reconhecidas e respeitadas do mundo no tema normalização, relativas às questões de gestão e economia de energia. Alberto Fossa, gestor do Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia (ABNT/CB-116), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), foi nomeado, pelo Conselho de Gerenciamento Técnico (TMB  - Technical Manager Board) da International Organization for Standardization (ISO) vice-chair do ISO TC-301. Esse comitê técnico trata da gestão e economia de energia. Fossa, que também é diretor-executivo da Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações (Abrinstal), irá coordenar, junto com um representante da China, Geng Wang, os trabalhos relativos ao tema gestão e economia de energia. O ISO TC-301 é liderado pelo americano Roland Risser. A nomeação de Fossa é para o período de 2016 a 2019.

A posição de vice-chair nesse comitê internacional garante ao País uma posição estratégica dentro do novo TC. Os dois coordenadores, Brasil e China, irão liderar a análise de temas e priorização do desenvolvimento das novas normas. Além disso, farão parte de um novo grupo criado para o desenvolvimento do plano de negócios, que tem o objetivo de racionalizar as atividades, em função dos recursos disponíveis nos diversos países, e estabelecer uma agenda consistente para as necessidades globais vinculadas aos temas de gestão e economia de energia.

A primeira reunião plenária do ISO TC-301 foi realizada na terceira semana de junho, em Stocolmo, na Suécia. No início do encontro, que reuniu especialistas de todo o mundo no tema normalização, foi feita a aprovação da criação do novo comitê técnico.  O ISO TC-301 é a junção do ISO TC-242, que foi o comitê técnico responsável pela criação da ISO 50001, que trata da gestão de energia e do ISO TC-257, que estava desenvolvendo normas vinculadas ao tema de economia de energia. Os temas tratados por esses dois comitês estavam muito próximos, por este motivo o TMB decidiu juntar os dois TCs em um único, com o objetivo de otimizar trabalhos e focar o desenvolvimento das normas internacionais.

A comitê espelho no Brasil, desses dois TCs (o 242 e o 257) é o ABNT/CB-116, que foi lançado oficialmente no segundo semestre de 2015. Esse comitêfoi estruturado para contribuir para economia e gestão de energia, por meio de produtos normativos, guias e divulgação, e também auxilia nas metas setoriais 2030. O ABNT/CB-116 tem abrangência nacional e também atua no âmbito internacional, através da representação do País nos fóruns pertinentes da ISO.

 

 Para mais informações: Suzy Gasparini

comunicacao@abrinstal.org.br

(11) 9 71718023