Com mais de 30 anos dedicados aos trabalhos da Comissão de Estudo de Instalações Elétricas de Baixa Tensão (ABNT/CE 003:064.001), que pertence ao Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-003), o Engenheiro e Jornalista, José Rubens Alves de Souza teve uma trajetória de intenso trabalho desempenhado em prol da Normalização no Brasil. Também diretor de Redação da revista Eletricidade Moderna, recebeu o título de Sócio Remido da ABNT, pelos seus mais de 25 anos de filiação à entidade.

Dentre suas atividades, prestou relevante contribuição na elaboração e divulgação da norma ABNT NBR 5410 – Instalação elétrica de baixa tensão, participando de vários eventos pelo país. Além disso, trabalhou também representando o país no Comitê Consultivo sobre Segurança, da Diretoria de Gerenciamento da Normalização, da International Electrotechinal Commission (IEC).

Lamentamos seu falecimento ocorrido no início de julho, e temos a certeza de que seus esforços contribuíram e ajudaram muito para a disseminação da importância da normalização. Deixamos registrada nossa homenagem e apreço pelo trabalho e dedicação.