A International Organization for Standardization (ISO) publicou, em dezembro de 2014, uma norma técnica que tem por finalidade servir de padrão internacional e referência global para programas de gerenciamento de conformidade. Uma das maiores preocupações das empresas atualmente é a implementação de robustos programas de compliance e ética, baseado nos valores da companhia e na avaliação de riscos de modo que possam prevenir, detectar e sanar eventuais problemas de não conformidade.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e o Sistema FIRJAN, farão o lançamento da versão em português da ISO 19600:2014 -Sistema de gestão de compliance — Diretrizes, a fim de fornecer orientações para os estabelecimentos, como o desenvolvimento, implementação, avaliação, manutenção e melhoria do sistema de gestão de compliance de forma efetiva e ágil em uma organização.

O lançamento será no dia 26 de agosto, às 10 h, na Av. Graça Aranha nº 1 – 4 andar, Centro – Rio de Janeiro/RJ. O evento contará com uma palestra da Ministra Ellen Gracie.