Celebrado em 14 de outubro, o Dia Mundial da Normalização foi estabelecido, desde 1998, como forma de prestar reconhecimento a todos aqueles que, voluntariamente, oferecem seus reconhecimentos para promover a qualidade e a segurança de produtos, processos e serviços, por meio de normas técnicas.

Como tradição, todo ano a International Organization for Standardization (ISO), International Telecomunication Union (ITU) e a International Electrotechnical Commission (IEC), definem um tema para celebrar a data. Este ano o tema é “Normas Técnicas estabelecem uma relação de confiança”.

A ideia é que cada vez mais, a normalização seja vista como uma ferramenta capaz de empoderar o consumidor, a indústria, o comércio e influenciar o relacionamento entre os países. Há a preocupação constante de reafirmar o papel da norma: ampliar o acesso ao conhecimento já consolidado e à melhor tecnologia disponível, permitindo que mesmo os pequenos e médios empresários possam se beneficiar das descobertas inovadoras recentes e não parem no tempo quando o assunto é qualidade, segurança e confiabilidade de um produto, serviço ou processo.

 

 

 

14 de outubro de 2016


Normas Técnicas estabelecem meios de comunicação confiáveis. Elas são essenciais para a troca de informações no comércio internacional e trazem mútuo benefício e eficiência. Além disso, asseguram que conceitos sejam compreendidos por todos.

Um produto ou serviço em conformidade com uma norma técnica é confiável e garante qualidade, segurança e compatibilidade. As normas técnicas intermedeiam a diversidade do mundo, apresentando uniformidade onde precisamos estar certos de que estamos falando nos mesmos termos.