No dia 11 de novembro entrou em consulta nacional a norma ABNT NBR 10459 Adesivos – Avaliação da fluência da colagem à temperatura constante (creep test). O projeto foi desenvolvido pela Comissão de Estudos de Adesivos (ABNT/CE 010.301-002) que pertence ao Comitê Brasileiro de Química (ABNT/CB-10) - cuja superintendência está no âmbito da Associação Brasileira da Indústrai Química (Abiquim).

A norma se aplica ao ensaio de resistência ao calor em adesivos, tendo como objetivo avaliar o comportamento das partes coladas quando submetidas à temperatura constante, sob influência de um peso constante de separação por cisalhamento durante um tempodeterminado. A Consulta estará disponível até 09 de janeiro de 2017.

Segundo o coordenador da Comissão de Estudo de Adesivos, Professor Dr. Wanderley da Costa, os trabalhos realizados visam adequar as necessidades técnicas do mercado, voltado aos métodos de ensaios, para analisar tantos os adesivos como os selantes. Esta norma contribui como um dos principais ensaios para resistência térmica dos adesivos após o seu processo de cura.

A consulta à normapode ser feita neste link: http://www.abntonline.com.br/consultanacional/.

Para mais informações entre em contato com a Renata Fernandes Souza (renata@abiquim.org.br).