Por Renata Menezes Rocha

Documentário produzido pela National Geographic acompanha o mensageiro da ONU e representante das alterações climáticas, Leonardo DiCaprio, durante 3 anos de viagens ao redor do mundo, testemunhando as alterações do clima, causadas pelos impactos das atividades humanas.

 

 

 

O filme Before the Flood (traduzido no Brasil como “Seremos história?”), lançado no dia 30 de outubro de 2016, produzido pelo canal National Geographic, e protagonizado pelo ator ganhador do Oscar, Leonardo Di Caprio, mostra os impactos das alterações climáticas em diferentes regiões do globo.

Leonardo DiCaprio, foi nomeado mensageiro da paz da ONU para o clima em 2014. O documentário possui uma narrativa pessimista e preocupada, já que segue a visão do ator sobre o assunto, e acompanha Leonardo em 3 anos de viagens, em locais como Indonésia, Groelândia, Flórida, demonstrando que os impactos das mudanças climáticas já estão sendo sentidos em diversas regiões, e que os mais impactados são os mais pobres, provenientes de países em desenvolvimento.

Ao longo de todo o documentário, DiCaprio entrevista e conversa com diversos cientistas, políticos e líderes, destacando o ex-presidente dos EUA e que teve influência muito positiva na temática em âmbito internacional e dentro do país de origem, Barack Obama; e também, o pontífice Papa Francisco, primeiro líder religioso a pronunciar sobre as mudanças climáticas.

É possível perceber como o mensageiro da ONU está pessimista acerca do tema, e busca em seus entrevistados esperanças de ações que reduzam as emissões de gases de efeito estufa. Leonardo destaca a culpa dos países desenvolvidos na situação atual e como a ação destes é fundamental para auxiliar os países em desenvolvimento a obterem ações de adaptação e conseguirem o seu desenvolvimento de forma mais sustentável.

O objetivo central do documentário é levar esclarecimento e difundir o tema, além de demonstrar ações que todos nós devemos tomar para combater as mudanças climáticas, difundindo a mensagem da importância do voto em políticos comprometidos com a causa. Tom altamente político, lembrando que o filme foi lançado em um momento de tensão política nos Estados Unidos, que foram as eleições presidenciais disputadas entre Hillari Clinton e Donald Trump.

Portanto, fica a dica deste documentário para os interessados em saber mais sobre os impactos das mudanças climáticas, suas consequências, e como os líderes de diversas partes do mundo estão lidando com a situação. Para mais informações acesse o site do documentário: https://www.beforetheflood.com/

        A respeito de ações contra os impactos negativos das mudanças climáticas, a ABNT possui programas de Certificação que ajudam as empresas e Instituições publicas a realizar licitações sustentáveis, informam ao consumidor que produtos impactam menos o meio ambiente, estabelecem diretrizes as empresas para tornar sua produção mais limpa e se adequar a requisitos de qualidade internacional o que facilita e melhora a imagem do Brasil mundo afora.

Alguns dos programas estão detalhados abaixo:

  • Verificação de inventário de gases de efeito estufa (GEE): O inventário de verificado tem caráter obrigatório para alguns setores no Rio de Janeiro e alguns outros estados. O inventário verificado também pontua na plataforma do “Carbon Disclosure Program” (CDP), além de se constituir numa ferramenta administrativa. Em anexo, encaminho os guias metodológicos que auxiliarão sua empresa a elaborar o inventário de GEE, assim como o guia de ações em baixo carbono, que mostra como as informações contidas no inventário podem ajudar a planejar estratégias de eficiência energética. (http://www.abntonline.com.br/sustentabilidade/GHG/).

  • Rotulagem ambiental: É uma certificação com base em requisitos ambientais, que atesta que determinado produto/serviço apresenta menor impacto ambiental em relação a outros produtos comparáveis. Esta certificação é utilizada como referência em licitações públicas. Além disso, a ABNT disponibiliza, de forma gratuita, os procedimentos que devem ser utilizados pelas empresas para obter a certificação com o Rótulo Ecológico ABNT. (http://www.abntonline.com.br/sustentabilidade/Rotulo/).

  • Pegada de carbono: A pegada de carbono é a quantidade total de gases de efeito estufa emitida de maneira direta ou indireta por um determinado produto, ao longo do seu ciclo de vida, desde a extração de matérias primas até seu descarte final. (http://www.abntonline.com.br/sustentabilidade/Pegada/).