Foi publicada no dia 07 de abril, o Projeto de Emenda  ABNT NBR 15784:2017 - Produtos químicos utilizados no tratamento de água para consumo humano - Efeitos à saúde – Requisitos. Essa Emenda foi elaborada  pela Comissão de Estudos de Produtos Químicos para Saneamento, Água e Esgotos (CE 010.105-007).

A Norma estabelece os requisitos para o controle de qualidade dos produtos químicos utilizados em sistemas de tratamento de água para consumo humano e os limites das impurezas nas dosagens máximas de uso indicadas pelo fornecedor do produto, de forma a não causar prejuízo à saúde humana e é citada na Portaria 2914 do Ministério da Saúde, que exige, junto aos fornecedores de produtos químicos, o laudo de atendimento dos requisitos de saúde estabelecidos pela ABNT NBR 15784.

Segundo a coordenadora da CE, bióloga e consultora em Saneamento, Maria Cristina Coimbra Marodin, essa Norma é de fundamental importância, pois define diretrizes para fabricantes/fornecedores, consumidores, laboratórios e órgãos de saúde, objetivando o controle da qualidade dos produtos químicos utilizados no tratamento de água para consumo humano, com enfoque na proteção da saúde da população. Por este motivo esse assunto sempre foi prioridade no âmbito da Comissão, tendo sido o primeiro desafio enfrentado pela Comissão de Estudo, no momento de sua criação em 2004.

Para consulta ao catálogo de normas da ABNT, visite http://www.abnt.org.br/catalogo.

________________

 

No dia 10 de abril, entrou em consulta nacional o 2º Projeto de Emenda ABNT NBR 8797 - Espuma flexível de poliuretano - Determinação da deformação permanente à compressão. Em atendimento a demanda do setor essa emenda foi desenvolvida pela Comissão de Estudo de Poliuretano (CE 010:501.009) que pertence ao Comitê Brasileiro de Química (ABNT/CB-10) - cuja superintendência está no âmbito da Associação Brasileira da Indústria Químca (ABIQUIM).

A norma estabelece o método para determinação da deformação permanente à compreensão de espumas flexíveis de poliuretano. A Consulta estará disponível até a data limite de 09 de maio.

A consulta ao Projeto pode ser feita neste link http://www.abntonline.com.br/consultanacional/