No próximo dia 27 de abril, será realizada a 2ª reunião deliberativa deste ano, da comissão brasileira que acompanha o desenvolvimento e manutenção das normas internacionais de computação em nuvem, a ABNT/CE-21:000.38. A reunião será aberta a todos os interessados no assunto, e terá uma importância maior do que as já realizadas em 2016, pois serão discutidos como acompanhar e participar ativamente dos novos trabalhos do subcomitê internacional JTC 1/SC 38, da ISO, onde são produzidas e mantidas as versões originais das normas.

A pauta consite na apresentação um resumo das atividades do subcomitê internacional, ressaltando os trabalhos já publicados ou em andamento, com detalhes de como foi ou é a participação brasileira nos projetos, apresentação dos resultados da reunião plenária realizada de 27 a 31 de março, em Chengdu, China.

Na pauta também será discutido o Projeto já iniciado ISO/IEC 22123 Information Technology - Cloud Computing - Concepts and Terminology. Este projeto consolidará os conceitos, termos e definições da normas ISO/IEC 17788, ISO/IEC 17789, ISO/IEC 19941, ISO/IEC 19944, da série ISO/IEC 19086 e de outras versões estáveis produzidas no subcomitê de Segurança da Informação e em organizações externas ao sistema ISO. Desta forma, a evolução do uso de computação em nuvem e o reflexo nas normas internacionais já publicadas poderá ser melhor documentada.; as discussões sobre a proposta do projeto ISO/IEC 22624 Information Technology - Cloud Computing - Taxonomy based data handling for cloud services. Este projeto complementará o trabalho iniciado na norma ISO/IEC 19944, já em sua fase final antes da publicação e abordará, entre outros assuntos, como expressar a geolocalização de dados, transferência entre fronteiras internacionais, portabilidade de dados etc. Este trabalho, se aprovado pelos países membros do subcomitê incluindo o Brasil, terá início no segundo semestre deste ano; a participação de membros da comissão em três novos grupos de estudo: "Trusted Processing of Multi-Sourced Data", "Roles and Responsibilities" e "Metering and Billing".

Para encerrar, será feita a deliberação final sobre a tradução da norma ISO/IEC 17789 - Information Technology - Cloud Computing - Reference Architecture, para que seja iniciado o período de Consulta Nacional para posterior publicação como Norma Brasileira, complementando a já publicada ABNT NBR ISO/IEC 17788 - Tecnologia da informação - Computação em nuvem - Visão geral e vocabulário.

A reunião será realizada simultaneamente no Rio e em São Paulo, nas dependências da ABNT nas duas cidades, conectadas por um sistema de videoconferência. Os endereços são:
 
ABNT/SP – Rua Conselheiro Nébias, 1131 – Campos Elíseos – São Paulo/SP

ABNT/RJ – Av. Treze de Maio, 13, 28º Andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ

Ressaltamos que a participação nas reuniões dos Comitês Brasileiros e Comissões de Estudo da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Senfo assim, se tiver interesse em perticipar desta Comissão envie um email para carolina.martins@abnt.org.br.