A ABNT publicou a norma ABNT ISO/TR 28380-3 : 2017 - Informática em saúde - Adoção de normas globais IHE – Partes1, 2 e 3, elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde (ABNT/CEE- 078).

A Parte 1 - Processo descreve como o processo do IHE (Integrating Health Enterprise) especifica e facilita perfis de padrões selecionados para suportar tarefas de saúde cuidadosamente definidas que dependem do intercâmbio eletrônico de informação. Esta Norma acelera a adoção global de padrões destinados a alcançar a interoperabilidade entre aplicações de software nas empresas de saúde e por meio dos diversos ambientes de assistência. Os perfis de integração e conteúdo estão especificados no ABNT ISO/TR 28380-2.

A Parte 2 –Perfis de integração e conteúdodescreve os mais recentes perfis desenvolvidos por IHE. Estes perfis de normas selecionados suportam tarefas de assistência à saúde, cuidadosamente definidas, que dependem de intercâmbio de informações. Acelera a adoção global de normas destinadas a alcançar a interoperabilidade de informação em saúde entre aplicações de software nas empresas de saúde e nos diversos ambientes de assistência. Cada Perfil de Integração ou Conteúdo disponível é descrito com referência à especificação fornecida.

E a Parte 3 – Desenvolvimento descreve a metodologia geral para analisar os requisitos de interoperabilidade para suportar um caso de uso e fazer a seleção e combinação dos respectivos perfis especificados na ABNT ISO/TR 28380-2. É ilustrado pela aplicação desta metodologia a um pequeno número de exemplos. Também identifica e propõe uma quantificação de alto nível dos benefícios obtidos pelo uso de uma especificação de interoperabilidade baseada em perfil. Finalmente, este Relatório Técnico discutirá a abordagem para testar a interoperabilidade do específico para os padrões e perfis, e até o nível dos casos de uso de negócios.

Para mais detalhes sobre a publicação contate a ABNT/CEE-078 (rafael.ramos@abnt.org.br).