A Suzano Papel e Celulose é a mais nova organização certificada pela ABNT Certificadora. O Certificado de Conformidade de Produto refere-se ao papel da linha Reciclato, o primeiro destinado a impressão e escrita 100% reciclado produzido em escala industrial no Brasil.

Em sua composição o Reciclato tem no mínimo 25% de aparas pré-consumo e 25% pós-consumo, sendo parte delas adquirida diretamente de cooperativas de catadores de papel reciclável, o que agrega mais valor ao produto por contribuir para a inclusão social.

O processo de certificação tem três etapas: avaliação da documentação técnica; avaliação dos requisitos de sistema de gestão e controle de processo; e inspeção técnica para verificação do conteúdo de fibras recicladas. A norma técnica aplicada é a ABNT NBR 15755:2009 - Papel e cartão reciclados - Conteúdo de fibras recicladas – Especificação. A manutenção da certificação deve ser realizada anualmente.

           
Em 2011, certificação referente ao mesmo tipo de produto foi concedida pela ABNT à Bignardi Indústria e Comércio de Papéis e Artefatos Ltda., cuja fábrica está localizada no município de Jundiaí (SP).

Empresas interessadas em obter a certificação da ABNT devem fazer contato pelo e-mail certificacao@abnt.org.br e em seguida receberão a relação de todos os documentos necessários para o processo.