Acontece na Alemanha, de 18 a 22, a Semana ISO em Berlim. Em um ano de comemorações especiais, como o centenário da DIN - membro da ISO na Alemanha e quem sedia o evento, e o 70º aniversário da ISO, a 40ª Assembleia Geral este ano vem com o tema "Open minded. Open for change."


"Nossa semana de reuniões é uma oportunidade única para compartilhar ideias e melhores práticas e nos reunir para encontrar soluções para alguns de nossos desafios comuns", afirmou Dr. ZHANG Xiaogang, prsidente da ISO.

Este ano, o tema da semana se concentra em como é possível apoiar um sistema de normalização mais flexível, que responda às necessidades atuais em evolução e dos consumidores e partes interessadas. Com o tema  "Mente aberta para mudanças", o objetivo será refletir e ajudar a focar no futuro da normalização em novas ferramentas, novos produtos e novos processos, e explorar coletivamente alguns dos desafios comuns que os membros enfrentam.

Durante a Semana serão realizadas as reuniões do Conselho da ISO - ISO Council, do Comitê de Política para Países em Desenvolvimento - Committee on developing country matters (DEVCO), do Comitê de Política da ISO  - Technical Management Board (TMB), a Assembleia Geral, uma Open Session, além de outras reuniões.

Na oportunidade, o diretor geral da ABNT, Ricardo Fragoso, que também atua como presidente da Comissão Panamericana de Normas Técnicas (Copant) fez um discurso de boas-vindas em um encontro realizado aos membros. A delegação brasileira está representada pelo vice-presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Sr. Mário Willian Esper, pelo diretor geral, Ricardo Fragoso e pelo diretor de Relações Externas, Carlos Santos Amorim Jr.

Estreitando relacionamento


Visando estreitar o relacionamento e trocar experiências, a ABNT participou de um jantar com o Saudi Standards, Metrology and Quality Organization (Saso). Na ocasião estavam presentes a delegação brasileira e o governador (CEO) da Saso, Dr. Saad Othman Al-kasabi e o vice-governador, Abdullah A Al Gahtani.

Acordos internacionais



A ABNT e o Instituto Angolano de Normalização e Qualidade (Ianorq) firmaram um Protocolo de Cooperação em 2016, cujo objeto é o apoio técnico ao desenvolvimento das infraestruturas de normalização, a troca de informações, capacitação e disponibilização de normas brasileiras para o desenvolvimento de normas angolanas.

 

Durante a Assembleia Geral,  deram mais um grande passo na implementação deste acordo. Agora, além do Organismo Angolano acessar as normas da ABNT, podem também recebê-las no formato editável para uso em seus Comitês Técnicos, o que facilita e agiliza o processo de normalização do país.

 

É válido ressaltar que Brasil e Angola fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Para o Brasil, é importante que suas normas sejam utilizadas como texto-base por outros países de língua portuguesa, pois mostra o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela ABNT, por meio de suas Comissões de Estudo.

 

Para contribuir com os países em desenvolvimento a disponibilizarem suas normas nacionais online, a ABNT implementará sua plataforma digital de venda de normas para que a Ianorq possa oferecer normas angolanas e brasileiras para as empresas de seu país, levando mais desenvolvimento, competitividade para sua economia, além de mais segurança e qualidade para a sociedade.