A diretoria executiva da ABNT, juntamente com representantes do Conselho Deliberativo e o deputado federal Sr. Julio Lopes. foram recebidos ontem, em Brasília, para uma audiência com o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Sr. Marcos Antônio Pereira.

O encontro teve como objetivo discutir a importância da participação do Brasil na Normalização internacional, pois nas últimas décadas, houve expressivo aumento do intercâmbio de produtos e serviços entre países, o que estimulou o estabelecimento de normas que possam atender às necessidades globais, enaltecendo a importância das normas técnicas internacionais, em particular da International Organization for Standardization (ISO) e International Electrotechinal Commission (IEC).

Através da participação na normalização internacional e regional, importantes contribuições estão sendo prestadas à economia nacional e à eliminação de barreiras não-tarifárias ao comércio mundial. Para o Brasil ser competitivo no cenário internacional, é essencial que algumas normas e práticas brasileiras sejam aceitas e incorporadas às normas internacionais e regionais. Estas normas estão, com frequência crescente, sendo integralmente adotadas como normas nacionais pelos países ou estão sendo utilizadas como base para normas nacionais e sistemas de certificação e inspeção.



Créditos: Washington Costa (MDIC)

Créditos: Washington Costa (MDIC)

Créditos: Washington Costa (MDIC)

Créditos: Washington Costa (MDIC)