Em seu último dia no Brasil, o secretário-geral da ISO, Sergio Mujica, acompanhado pelo vice-presidente da ABNT, Sr. Mário William Esper e a diretoria executiva da ABNT, representada por Ricardo Fragoso, diretor geral e Carlos Santos Amorim Jr., diretor de relações externas foram recepcionados em Brasília, pelos deputados Sr. Júlio Lopes e Sr. Lelo Coimbra para um café da manhã.

 

 

Sebrae

Em reunião realizada com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as discussões foram a respeito de como envolver cada vez mais os Pequenos Negócios na normalização, mostrando os benefícios que as normas técnicas trazem a cada um deles. Os Pequenos Negócios precisam seguir estas normas tanto para estar amparadas legalmente quanto para se tornarem mais competitivas no mercado.





Itamaraty

Na visita ao Itamaraty, foram recepcionados pelo Embaixador Carlos Márcio Cozendey, subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros e pela Conselheira, chefe de gabinete do Embaixador, Ivana Gurgel. Em reunião, a importância da participação do Brasil nos Organismos de Normalização internacionais foi discutida, uma vez que essa participação contribui significativamente na economia nacional e na eliminação de barreiras não-tarifárias ao comércio mundial.


 

Discurso no Plenário

Em Sessão Plenária realizada na tarde de quarta-feira (25), na Câmara dos Deputados, o deputado Sr. Julio Lopes, mencionou em seu discurso que teve a honra de tomar um café da manhã com o secretário-geral da ISO, que é a maior organização mundial de qualidade.

"Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho à tribuna, uma vez que hoje os companheiros da Oposição, tão loquazes e tão permanentes aqui, dão uma folga à tribuna, de forma que vou utilizá-la para dar algumas boas notícias, dizer que nós estamos avançando.

Há pouco, eu estava dizendo que nós estamos avançando com a política deidentificação civil nacional, e isso é um ganho enorme para a República sob o ponto de vista de gestão, porque nos permitirá saber exatamente quantos nós somos no Brasil, onde estamos, e passarmos a dar às políticas públicas qualificação.

Hoje, pela manhã, tive a honra de tomar um café da manhã com o chileno que é hoje o Secretário-Geral do ISO, que é a maior organização mundial de qualidades.
O Brasil precisa implementar a qualidade no discurso da coisa pública, precisa colocar a qualidade como uma prioridade nacional.
E a presença no Brasil dessa autoridade, que é a maior autoridade de qualidade do mundo, é uma satisfação e uma alegria. E, tenho certeza, daqui adiante nós poderemos tratar desse tema da qualidade com maior profundidade.


Tenho sempre feito um trabalho no sentido de que o controle brasileiro de produtividade e de qualidade, hoje no Ministério das Cidades, passe definitivamente ao INMETRO, que é a instituição brasileira mais qualificada para tratar dos temas de certificação, normatização e qualificação da produtividade no Brasil.

 

Acho importante que nós tratemos desse tema com profundidade, transformando aquela instituição numa agência e dando celeridade às transformações que o Brasil precisa".

 

É válido ressaltar que a ABNT é a ISO no Brasil, único Foro Nacional de Normalização responsável pela elaboração, compilação e organização das Normas Técnicas brasileiras. As Normas técnicas são necessárias para melhorar a qualidade e segurança de produtos e serviços oferecidos à sociedade, tornando-os assim confiáveis.