Com o objetivo de fornecer orientação aos Organismos Nacionais de Normalização de países da América do Sul, América Central e Caribe sobre como engajar as partes interessadas na normalização internacional, a ISO, em cooperação com o Instituto  Nacional de Calidad – INACAL,  organizou entre os dias 22 a 24 de novembro em Lima, Peru, o “Workshop regional ISO sobre participação das partes interessadas”.

Contando com representantes de Organismos Nacionais de Normalização  e representantes das diversas partes interessadas de 14 países, sob a coordenação da Eng. Kory Eguino, Secretária Executiva da COPANT e do Eng. Eduardo Campos de São Thiago, Gerente de relações Internacionais da ABNT, o workshop promoveu discussões em grupo para proporcionar aos países a oportunidade de compartilhar experiências, identificar problemas que são comuns aos ONN e discutir as melhores práticas e lições aprendidas sobre o tema.

Durante o evento, foram mostrados vídeos curtos preparados por 7 países da Europa e Américas, que contaram suas experiências com o tema, incluindo um vídeo da ABNT, apresentado pela Eng. Marcia Cristina de Oliveira; foram feitas apresentações de 5 ONN da região, incluindo palestra realizada pelo Analista Técnico Anderson Soares, da ABNT/GEA, sobre como a ABNT promove e facilita a participação das partes interessadas; e por meio de dinâmicas de grupo específicas, os participantes estabeleceram projetos de plano de trabalho para um mecanismo efetivo de participação das partes interessadas em seus países, com o objetivo de ajudar a definir meios de aumentar a participação das partes interessadas no trabalho de normalização nacional e internacional.

Pelo Brasil, além do Sr. Anderson, participou o Eng. Roberto Matosinhos, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).