O engenheiro Vahan Agopyan, Ex-Conselheiro da ABNT, foi nomeado reitor da Universidade de São Paulo (USP), uma das mais renomadas universidades do País, pelo governador Geraldo Alckmin na última segunda-feira (13). Vahan foi membro do Conselho Deliberativo da ABNT no período de 2004 a 2007, como titular pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), contribuindo com o desenvolvimento da normalização brasileira.

Professor da USP desde 1975, Agopyan foi diretor da Poli e diretor-presidente do IPT. Foi presidente do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e membro do Conselho Superior da FAPESP. Nos últimos anos, dedicou-se a estudos de qualidade e sustentabilidade na construção civil. Já o novo vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes, é professor do IFSC desde 2008. Graduou-se em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e obteve título de doutor em Física Aplicada pela USP.

Sua posse está marcada para hoje, às 18 h, no Auditório Ulysses Guimarães - Palácio dos Bandeirantes (Av. Morumbi, 4.500 - SP).