Dando sequência à iniciativa de fornecer aos Organismos Nacionais de Normalização de países da América do Sul, América Central e Caribe orientação sobre como engajar as partes interessadas na normalização internacional, a ISO (Organização Internacional de Normalização), em cooperação com o Barbados National Sandards Institution – BNSI,  organizou entre os dias 20 a 22 de fevereiro, em Bridgetown, Barbados, o segundo “Workshop regional ISO sobre participação das partes interessadas”, deste modo complementando o trabalho que foi iniciado no final do ano passado no Peru.

Contando com representantes de Organismos Nacionais de Normalização (ONN) e representantes das diversas partes interessadas de 10 países de língua inglesa da região do Caribe, sob a coordenação da Eng. Kory Eguino, Secretária Executiva da COPANT e do Eng. Eduardo Campos de São Thiago, Gerente de relações Internacionais da ABNT, o workshop promoveu discussões em grupo para proporcionar aos países a oportunidade de compartilhar experiências, identificar problemas que são comuns aos ONN e discutir as melhores práticas e lições aprendidas sobre o tema.

Durante o evento, foram mostrados vídeos curtos preparados por 6 países da Europa, Oceania e Américas, que contaram suas experiências com o tema, incluindo um vídeo da ABNT, apresentado pela Eng. Marcia Cristina de Oliveira, e foram feitas apresentações de 5 ONN da região, incluindo palestra da ABNT sobre como esta promove e facilita a participação das partes interessadas. Por meio de dinâmicas de grupo específicas, os participantes estabeleceram projetos de plano de trabalho para um mecanismo efetivo de participação das partes interessadas em seus países, com o objetivo de ajudar a definir meios de aumentar a participação das partes interessadas no trabalho de normalização nacional e internacional.