Está em Consulta Nacional, até o dia 08 de maio, o Projeto de Revisão da norma ABNT NBR 14024 - Central de gás liquefeito de petróleo (GLP) — Sistema de abastecimento a granel — Requisitos e procedimento operacional. Este Projeto de Revisão foi elaborado pela Comissão de Estudo de Instalações destinadas a Armazenagem e ao Abastecimento de Gases Combustíveis (CE-009:402.001) do Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis (ABNT/CB-009). É previsto para cancelar e substituir a edição anterior (ABNT NBR 14024:2006), quando aprovado, sendo que nesse ínterim a referida norma continua em vigor.

Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e procedimento operacional para o abastecimento de recipientes transportáveis abastecidos no local ou estacionários, nas instalações das centrais de gás liquefeito de petroleo (GLP) dos consumidores, a partir de veículo abastecedor ou veículo de transferência específico, situado em locais públicos ou não.

Esta Norma se aplica às instalações de centrais de gás liquefeito de petróleo (GLP), constituídas por recipientes transportáveis abastecidos no local ou estacionários, equipados com acessórios para abastecimento volumétrico. Os requisitos desta Norma não se aplicam às instalações, equipamentos, instrumentos ou estruturas que já existiam ou tiveram sua construção, instalação e ampliação aprovadas anteriormente à data de publicação desta Norma.

Para participar da Consulta, acesse o link www.abnt.org.br/consultanacional, faça a pesquisa por Comitê: ABNT/CB-009 – Gases Combustíveis, clique na lupa (visualizar) e faça o login. Caso não possua cadastro, clique em “Criar meu ABNT Passaporte gratuitamente”. A sua participação é muito importante!

O Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis (ABNT/CB-009) é responsável pela Normalização no campo dos gases combustíveis compreendendo produtos e serviços relacionados com as atividades de exploração, produção, armazenagem, transporte dutoviário, distribuição e utilização desses gases, bem como seus usos nos segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades. Excluindo-se produtos, serviços e usos de âmbito de atuação de outros Comitês Brasileiros e Organismos de Normalização Setorial. 

Para participar das Comissões de Estudo envie um email para antonio.cordeiro@abnt.org.br