Está em Consulta Nacional, até o dia 06 de maio, o Projeto de Revisão da norma ABNT NBR 12134 - Óleo mineral isolante - Determinação do teor de 2,6-di-terciário-butil paracresol. Este Projeto de Adequação à ABNT Diretiva 2 foi confirmado pela Secretaria do Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-003). É previsto para cancelar e substituir a edição anterior (ABNT NBR 12134:1991), quando aprovado, sendo que nesse ínterim a referida norma continua em vigor.

Esta Norma especifica o método para determinação do teor de 2,6-di-terciário-butil paracresol (DBPC) em óleos minerais isolantes novos ou usados, pela medida da absorção de infravermelho à frequência de estiramento dos grupamentos (O-H) estericamente impedidos de fenóis ou pela medida da intensidade da cor azul do complexo de molibdênio, por meio de um fotômetro fotoelétrico. O ensaio visa determinar a quantidade de DBPC que foi adicionada ao óleo mineral isolante novo ou regenerado, como proteção contra a oxidação ou a quantidade remanescente em um óleo usado. Esta Norma é aplicável a concentrações de DBPC na faixa de 0,02 % a 0,90 % por massa.

Para participar da Consulta, acesse o link www.abnt.org.br/consultanacional, faça a pesquisa por Comitê: ABNT/CB-003 – Eletricidade, clique na lupa (visualizar) e faça o login. Caso não possua cadastro, clique em “Criar meu ABNT Passaporte gratuitamente”. A sua participação é muito importante!

O Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-003) é responsável pela Normalização no campo da eletricidade compreendendo geração/transmissão e distribuição de energia; equipamentos industriais em atmosferas explosivas; eletrônica; dispositivos e acessórios elétricos; instrumentação; bens de consumo; condutores elétricos; instalações elétricas; iluminação; compatibilidade eletromagnética e telecomunicações no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

Para participar das Comissões de Estudo envie um email para nferraz@abnt.org.br