Está em Consulta Nacional, até o dia 24 de maio, o Projeto de Revisão da norma ABNT NBR 14800 - Reservatório com corpo em polietileno, com tampa em polietileno ou em polipropileno, para água potável de volume nominal até 3 000 L (inclusive) - Transporte, manuseio, instalação, operação, manutenção . Este Projeto de Revisão foi elaborado pela Comissão de Estudo de Reservatórios Plásticos para Água (CE-178.004.001) do Comitê Brasileiro de Componentes de Sistemas Hidráulicos Prediais (ABNT/CB-178). É previsto para cancelar e substituir a edição anterior (ABNT NBR 14800:2011), quando aprovado, sendo que nesse ínterim a referida norma continua em vigor.

Esta Norma especifica os requisitos para o transporte, manuseio, instalação, operação, manutenção e limpeza de reservatórios com corpo em polietileno, com tampa em polietileno ou em polipropileno, para água potável de volume nominal até 3 000 L (inclusive), utilizados para o armazenamento de água potável à temperatura ambiente e pressão atmosférica, para consumo humano. Abrange os procedimentos para o assentamento de reservatórios, para a ligação hidráulica de tubulações no reservatório, para a fixação da tampa e corpo do reservatório, e para a limpeza do reservatório. Se aplica aos reservatórios com corpo em polietileno, com tampa em polietileno ou em polipropileno, para água potável de volume nominal até 3 000 L (inclusive), fabricados conforme ABNT NBR 14799, instalados em residências (casas e edifícios), estabelecimentos comerciais, indústrias e hospitais, podendo ser utilizados também na agricultura, piscicultura ou qualquer aplicação que necessite de acondicionamento de água potável. Não se aplica aos reservatórios poliolefínicos para armazenamento ou acondicionamento de produtos químicos.

Para participar da Consulta, acesse o link www.abnt.org.br/consultanacional, faça a pesquisa por Comitê: ABNT/CB-178 – Componentes de Sistemas Hidráulicos Prediais, clique na lupa (visualizar) e faça o login. Caso não possua cadastro, clique em “Criar meu ABNT Passaporte gratuitamente”. A sua participação é muito importante!

O Comitê Brasileiro de Saneamento Básico (ABNT/CB- 178) é responsável pela Normalização no campo de componentes de sistemas hidráulicos prediais compreendendo tubos e conexões plásticos; comandos hidráulicos, incluindo registros, torneiras, chuveiros e aparelhos economizadores; louças sanitárias e sistemas de descarga, incluindo bacias, válvulas, caixa de descarga; e reservatórios plásticos para água, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaios, instalação e manutenção.

Para participar das Comissões de Estudo envie um email para alvaro.almeida@abnt.org.br