Os diretores da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos (Acobar)) se reuniram na tarde desta segunda (16), durante o Rio Boat Show, para aprovar as regras do Selo de Certificação Acobar/ABNT, que tem como principal objetivo atestar a qualidade e segurança dos produtos da indústria náutica nacional.

O selo está diretamente relacionado aos cuidados tomados durante a construção de uma embarcação, assim como, à segurança das pessoas envolvidas na produção e no cuidado com o meio ambiente. O Selo de Certificação Acobar/ABNT visa aprimorar e evidenciar critérios de construção que elevam a segurança das embarcações de recreio em plástico reforçado em fibra de vidro, uma vez que ela estabelece importantes requisitos que foram aperfeiçoados em função da experiência adquirida durante os processos, como também, segue padrões internacionais de construção e segurança, aumentando a qualidade das embarcações nacionais.

O processo incluirá um check list que deverá ser atendido pelos estaleiros solicitantes e, sendo aprovado pelo inspetor auditor da ABNT, a embarcação apresentará um selo de que está certificada. Para esta certificação, foi prevista a utilização de três auditores – todos da ABNT -, durante um período estimado em quatro dias para cada modelo, variando conforme tamanho e complexidade.

O Rio Boat Show teve início no dia 14 e vai até o dia 22 de abril, chegando em sua 21ª edição em 2018 consolidado como o maior salão náutico outdoor da América Latina. São nove dias de evento reunindo fabricantes, distribuidores e revendedores do setor na Marina da Glória. Com barcos na água e a encantadora vista da Baía de Guanabara, os visitantes contam com diversas atrações para toda a família.

Equipe ABNT Certificadora, da esquerda para a direita: Antonio Carlos Barros de Oliveira, diretor Adjunto de Certificação; Luiz Boschetti, gerente de Certificação de Sistemas; Camila Torres e Marcos Fagundes, assistentes técnicos de Certificação de Sistemas.