Esta semana está acontecendo na capital argentina a reunião anual do Comitê Técnico de Turismo da ISO (ISO/TC 228), agregando diversos grupos de trabalho. O objetivo é dar continuidade aos trabalhos de normalização internacional, buscando unificar práticas e parâmetros que norteiam a atividade turística no mundo.

Estão presentes, este ano, 50 especialistas representando 25 países. A delegação brasileira é composta por Alexandre Garrido (Sextante), Leonardo Persi (ABETA) e Vicente Atz (Spa Dom Ramon).

Nos dias 7 e 8 de Maio foi realizada a reunião do WG13 - Sustainable Tourism, coordenado pelo especialista brasileiro Alexandre Garrido, com a participação de 24 especialistas de 18 países. Na oportunidade foi decidida a aprovação final do documento ISO 21401 - Tourism and related services — Sustainability management system for accommodation establishments — Requirements, o qual deverá ser publicado pela ISO, no segundo semestre deste ano.

O novo documento foi desenvolvido com base na Norma Brasileira ABNT NBR 15401:2014 - Meios de Hospedagem e descreve um Sistema de Gestão da Sustentabilidade para todos os tipos e tamanhos de meios de hospedagem.