No ano em que se comemora 50 anos do ABNT/CB-005, o superintendente do Comitê, Sr. Ali El Hage, fez uma homenagem a Entidades que apoiam fortemente a normalização do setor Automotivo.

No último dia 17, na abertura do Seminário de Segurança Veicular e Eletroeletrônica, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA),Ali entregou uma placa de homenagem ao Sr. Edson Orikassa, presidente da Entidade.

Na oportunidade, também fez um breve discurso enfatizando uma história de cinquenta anos associada à evolução das tecnologias, Segurança Veicular e eletrificação dos veículos rodoviários. "Mudaram os combustíveis, mudou a propulsão e os modelos de negócios. Tudo isso tem a participação do ABNT/CB-005."

“O Brasil desenvolveu o Programa do Álcool, pioneiro e muito bem sucedido. Temos o gás natural como fonte de energia para veículos, e já temos ônibus alimentados à  hidrogênio. No começo foram normas de vocabulário e componentes. Hoje, são publicadas normas de Veículos Elétricos, Híbridos e Eletrônica”, complementou Ali.

Ao agradecer a homenagem, o Sr. Orikassa trouxe exemplos reais de benefícios da normalização no Setor Automotivo Rodoviário. Citou o Programa INOVAR AUTO, e a universalização de métodos de ensaio que permite a comparação de veículos produzidos no Brasil com outros do exterior.

“Na realidade, gostaria de dizer ao Sr. Ali El Hage, superintendente do ABNT/CB-005 e à alta direção da ABNT que a AEA e todas as demais Entidades de Classe é que deveriam estar prestando homenagens à Associação Brasileira de Normas Técnicas por sua contribuição inestimável à Sociedade Brasileira.”

E, finalizou, “Nos próximos quinze anos, com o Programa Rota 2030, não tenho dúvidas, novos desafios técnicos e tecnológicos surgirão, inclusive e particularmente em relação à tendência mundial de eletrificação veicular e eletrônica. Por esse motivo, nós temos de dizer: muito obrigado."

Da esquerda para a direita: Sr. Edson Orikassa, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e Sr. Ali El Hage, superintendente do Comitê Brasileiro Automotivo (ABNT/CB-005).

Placa entregue à Associação de Engenharia Automotiva (AEA).