A Abendi ressalta a importância da participação da comunidade de END na votação de projetos e de revisão de normas técnicas disponibilizados gratuitamente para votação no site da ABNT. Para isso, é necessária a criação do ABNT Passaporte, que dará acesso ao documento, possibilitando a votação eletronicamente. A participação de todos é muito importante à representatividade do segmento. Lembrando que cada documento tem seu prazo de vencimento!

Atualmente,  existem três documentos em Consulta Nacional aguardando  votos. Veja a seguir, a que se refere cada um deles e programe-se para participar!

2º Projeto ABNT NBR 16602 – Ensaios não destrutivos – Radiografia digital – Terminologia

Esta Documento define os termos utilizados no método de radiografia digital..

Prazo: 15/10/2018

2º Projeto ABNT NBR 16617 – Ensaios não destrutivos – Partículas magnéticas – Qualificação de procedimento

Esta Norma estabelece os requisitos para uma sistemática de qualificação do procedimento de ensaio não destrutivo por partículas magnéticas para a técnica do yoke em corrente alternada. Ressalta-se que, a aplicação dos requisitos desta Norma é de responsabilidade do profissional nível 3 no método de partículas magnéticas.

Prazo: 18/10/2018

2º Projeto de Revisão ABNT NBR 16278 Inspeção de fabricação – Qualificação e certificação de pessoas para o setor de petróleo e gás

Esta Norma estabelece os critérios e a sistemática para qualificação e certificação de pessoal responsável pela inspeção de serviços e fabricação dos materiais a serem utilizados na indústria de petróleo e gás, e se aplica às atividades exercidas pelo inspetor de fabricação nas modalidades de acessórios de tubulação, caldeiraria e tubulação, eletricidade, instrumentação e automação, mecânica, perfuração e produção de petróleo e tubos flexíveis e umbilicais. Esta Norma se aplica aos processos de inspeção em todo fornecimento de materiais para a indústria de petróleo e gás.

Prazo: 24/10/2018

Clique aqui e acesse os documentos.