É muito comum a ABNT ser questionada sobre o motivo de não existir determinada norma. Isto ocorre porque muitas pessoas não conhecem o processo de elaboração de Normas Brasileiras.

A voluntariedade é um dos princípios básicos da Normalização. Portanto, para que uma Norma Brasileira seja elaborada é fundamental que haja vontade das partes interessadas no assunto objeto do documento a ser criado, tanto para demandar quanto para participar do seu processo de criação. Só assim poderemos ter a norma que se necessita.

Costumamos dizer que cabe à sociedade (em particular, aos setores organizados) dizer o QUE e QUANDO normalizar, para que a ABNT possa dar início ao processo.

Por isso nosso acervo, com cerca de 8.000 normas, não tem tudo o que se procura, mas está alinhado com as necessidades apontadas pelos diversos setores, em determinado momento.

Como demandar sem errar

Qualquer interessado pode apresentar à ABNT sua demanda, por meio do Formulário de Demanda, disponibilizado no site da ABNT, para preenchimento online.

Para acessá-lo, basta clicar na aba “Normalização” e, em seguida, na opção “Elaboração e Participação“ e depois em “Como Participar”, onde encontrará o link, como a seguir:





 

 


O Formulário deverá ser preenchido com o máximo possível de informações, para facilitar o processo de análise da pertinência e relevância do assunto como Norma Brasileira.

Atenção deve ser dada a alguns aspectos importantes para a viabilização do processo:

  • Não é possível elaborar Norma Brasileira de um produto patenteado;
  • É preciso ter apoio de outras partes interessadas, além do demandante;
  • Para norma de produtos, é importante a existência de fabricante nacional;
  • Se existe legislação (Leis, Resoluções, Regulamentos etc.);
  • Se existe alguma norma técnica, em particular, norma internacional (normas da ISO ou IEC) ou norma estrangeira (normas de outros países).

As demandas são analisadas na Diretoria Técnica da ABNT, pela Gerência de Planejamento e Projetos (gpp@abnt.org.br).

Então, aguardamos a sua demanda!