Acaba de ser publicada a norma ISO 21401 - Tourism and related services -- Sustainability management system for accommodation establishments – Requirements - desenvolvida para atender as demandas de desenvolvimento do turismo sustentável e que poderá ser utilizada por qualquer tipo, tamanho e localização geográfica de meio de hospedagem.

A norma promoverá a agenda de sustentabilidade e abordará questões como direitos humanos, saúde e segurança, proteção ambiental e desenvolvimento da economia local.

A ISO 21401 descreve os elementos de um sistema de gestão da sustentabilidade, incluindo os principais aspectos da sustentabilidade que devem ser gerenciados pelo hotel, como por exemplo:

  • dimensão ambiental: o consumo de água, energia, a geração de resíduos e a proteção da fauna e da flora;
  • dimensão social: a geração de trabalho e renda, a valorização da cultura e o desenvolvimento da comunidade local;
  • dimensão econômica: a prevenção de acidentes com clientes e colaboradores, a satisfação dos clientes e a viabilidade econômica do empreendimento.

Os meios de hospedagem que utilizarem a ISO 21401 como referência poderão atestar para seus hóspedes e para todo o mercado que são empreendimentos sustentáveis. A implementação do Sistema de Gestão da Sustentabilidade poderá trazer benefícios para todas as partes interessadas, como: a comunidade, colaboradores, fornecedores, hóspedes, governo local e meios de hospedagem.

No Brasil, a Comissão de Estudo de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem, do Comitê Brasileiro de Turismo (ABNT/CB-054) já elaborou a versão ABNT NBR da norma que encontra-se em revisão e posteriormente irá para Consulta Nacional, provavelmente no primeiro semestre de 2019.