Foi publicada hoje a norma ABNT NBR ISO 19011:2018 - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão. Este documento fornece orientação sobre a auditoria de sistemas de gestão, incluindo os princípios de auditoria, a gestão de um programa de auditoria e a condução de auditoria de sistemas de ges­tão, como também orientação sobre a avaliação de competência de pessoas envolvidas no processo de auditoria. Estas atividades incluem as pessoa(s) que gerencia(m) o programa de auditoria, os audi­tores e a equipe de auditoria.

O Comitê Brasileiro da Qualidade (ABNT/CB-025) é o responsável pela Normalização no campo de gestão da qualidade, compreendendo sistemas da qualidade, garantia da qualidade e tecnologias de suporte; diretrizes para seleção e aplicação das normas da qualidade; e no campo da avaliação da conformidade compreendendo estudo de meios para a avaliação da conformidade de produtos, processos, serviços e sistemas de gestão; elaboração de guias e normas relativas a práticas de ensaio, inspeção e certificação de produtos, processos e serviços e para avaliação de sistemas de gestão, laboratório de ensaio, organismos de inspeção, certificação e credenciamento, e sua operação e aceitação. Excluindo-se a normalização de produtos e serviços.

Para adquirir o documento acesse (www.abnt.org.br/catalogo). Para mais informações sobre a norma contate o ABNT/CB-025 (cb-025@abnt.org.br).