A ABNT, dentro da estrutura do Comitê Brasileiro de Soldagem (ABNT/CB-042), acaba de criar a Comissão de Estudo de Inspeção e Ensaios em Soldas. A CE terá como objetivo o desenvolvimento de normas referentes à terminologia, métodos de ensaio, requisitos de desempenho de equipamentos de ensaio e acessórios. Vale destacar que essa comissão, que será secretariada pelo Organismo de Normalização Setorial de Ensaios Não-Destrutivos (ABNT/ONS-058), que está sob a responsabilidade da Abendi é espelho do SC 05 – Testing and inspection of welds do TC 44 (Welding and allied processes) da ISO (International Organization for Standardization). Participe da reunião de instalação da comissão que será realizada no dia 24, das 14 h às 16 h na sede da Abendi, secretaria do ABNT/ONS-058. A seguir, confira a pauta de discussões:

– Abertura da reunião e rodada de apresentações;

– Aprovação da pauta da reunião;

– Justificativas de ausências;

– Apresentação sobre o processo de normalização da ABNT, a estrutura do ABNT/ CB-042, da CE 042:000.005 –  Inspeção e Ensaios em Soldas: justificativa, normas relacionadas à CE e demanda apresentada;

– Indicação do Coordenador e Secretario da CE;

– Definição do plano de trabalho da Comissão e do calendário de reuniões ou próxima reunião da CE;

– Outros assuntos.

Faça parte desse grupo! Confirme participação (presencial ou a distância) ou justifique ausência por email, com a chefe de Secretaria do ABNT/ONS-058, Ana Paula Giolo: ons-058@abnt.org.br.

Fonte: Abendi