Nos dias 06 a 08 de maio, acontece a Semana da Comissão Panamericana de Normas Técnicas (Copant), em Cartagena das Índias, Colômbia. A Copant agrupa os Organismos de Normalização das Américas e é referência em normalização técnica e avaliação de conformidade entre os países das Américas e seus pares internacionais, promovendo o desenvolvimento de seus membros.

O coquetel de boas-vindas realizado no último domingo, contou com o discurso do Presidente da Copant e Diretor Geral da ABNT, Ricardo Fragoso, que destacou a importância da troca de experiências e melhores práticas entre os membros para o fortalecimento da normalização regional. O tema do evento deste ano é “O Futuro da Normalização”.

Ricardo Fragoso (Presidente da Copant), Roberto Montoya (Diretor Executivo do Icontec) e Amaury Santos (Diretor Regional LARC)

 Mario William Esper (Vice-presidente da ABNT), John Walter (Presidente da ISO) e Ricardo Fragoso (Presidente da Copant)

Roberto Montoya (Diretor Executivo do Icontec), Ricardo Fragoso (Presidente da Copant), Kory Eguino (Secretária da Copant) e Sergio Mujica (Secretário Geral da ISO) 

 Abertura: 

Durante a abertura do evento, o presidente da Copant falou sobre a preocupação com o futuro da normalização internacional, considerando sua capacidade de acompanhar a velocidade com que a atividade produtiva e os serviços estão sendo transformados devido ao rápido boom tecnológico. 

 

“Em minha opinião, ter uma COPANT forte e unida para poder interagir e atuar como interlocutor e consolidar o trabalho da ISO em nossa região, aumentando nossa participação no cenário internacional, é o primeiro grande passo.”, disse Ricardo Fragoso.

 

 

 Ricardo Fragoso 

 

 Kory Eguino (Secretária da Copant), Ricardo Fragoso (Presidente da Copant) e Osvaldo Petroni (Tesoureiro da Copant) 

Delegação brasileira: Rogério Moreira (SENAI), Mario William Esper (ABNT), Carlos Amorim Junior (ABNT) e Thalita Romano (ABNT)

 

Acordo com a Espanha: 

A ABNT esteve reunida com o Organismo de Normalização da Espanha (UNE), para dar prosseguimento aos assuntos referentes ao Acordo de Cooperação assinado entre as partes em 2018. 

 

Mónica Sanzo (Diretora de Cooperação e Relações Internacionais da UNE), Carlos Amorim Junior (Diretor de Relações Externas da ABNT), Mario William Esper (Vice-presidente da ABNT), Javier García (Diretor-geral da UNE) e Thalita Romano (Analista de Relações Internacionais da ABNT)