Promover a industrialização inclusiva e sustentável até 2030, aumentar significativamente a participação da indústria na geração de emprego e no PIB, de acordo com as circunstâncias nacionais, e dobrar sua participação nos países menos desenvolvidos são alguns dos pontos a serem atingidos com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9.

A Indústria, como um todo, representa 22% do PIB do Brasil, mas responde por 49% das exportações, por 67% da pesquisa e desenvolvimento do setor privado e por 32% dos tributos federais (exceto receitas previdenciárias). Para cada R$ 1,00 produzido na indústria, são gerados R$ 2,40 na economia como um todo.

E o que as normas técnicas têm a ver com isso? Abrangendo virtualmente todas as indústrias, as normas técnicas dão confiança aos investidores e consumidores criando um ambiente no qual os produtos e serviços podem florescer. Além disso, as normas técnicas fornecem uma linguagem universal, quebrando assim as barreiras técnicas ao comércio internacional. Isto é particularmente importante para os países em desenvolvimento, uma vez que lhes permite competir mais facilmente no mercado global.

 



 

Kobe 10 ELite PE