Aconteceu na ABNT, em São Paulo, o evento de lançamento da nova versão da norma ABNT NBR ISO 19011:2018 - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão. Nesta terceira edição, a norma vem com o escopo de fornecer “orientação sobre auditoria de sistemas de gestão, incluindo os princípios de auditoria, a gestão de um programa de auditoria e a condução de auditoria de sistemas de gestão, como também orientação sobre a avaliação de competência de pessoas envolvidas no processo de auditoria.”

A nova norma, aplicável a todos os sistemas de gestão, é resultado do trabalho desenvolvido desde julho de 2018 pelo Comitê Brasileiro da Qualidade (ABNT/CB-025). Segundo o gestor do ABNT/CB-025, Luiz Carlos Nascimento, as principais alterações da revisão de 2018 em relação à edição anterior referem-se a um aprofundamento na consideração dos riscos, pela inclusão da abordagem baseada em risco aos princípios de auditoria e pela ampliação da orientação sobre a gestão de um programa de auditoria, compreendendo seus riscos.

Luiz Nascimento - Gestor do ABNT/CB-025, Luciana Lancelotti - Grupo de Trabalho de Tradução e Leopoldo Luz - Coordenador da Comissão de Estudos de Terminologia