Mario William Esper, vice-presdente e presidente eleito da ABNT.

A ABNT esteve presente na sexta-feira (30/08), no VI Seminário "O Ministério Público e a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa", que aconteceu em Fortaleza/CE.

Na ocasião, o vice-presidente e presidente eleito, Mario William Esper fez parte do painel IV que teve como tema  - Reciclagem de Resíduos como suporte à Sustentabilidade da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Em sua apresentação, ele abordou o tema Recuperação Energética de Resíduos Sólidos na Indústria de Cimento.

Em março deste ano, a ABNT instalou a Comissão de Estudo de Resíduos Sólidos para Fins Energéticos (CE-177:003.002), que pertence ao Comitê Brasileiro de Saneamento Básico (ABNT/CB-177).

O ABNT/CB-177 é responsável pela Normalização no campo do saneamento básico, compreendendo tratamento e abastecimento de água; coleta, tratamento e disposição de esgoto doméstico e de efluentes industriais; aterros para resíduos industriais e sólidos; tubos e conexões; fossas sépticas, tubulações e conexões no que concerne aos requisitos, métodos de ensaio, projetos e procedimentos para execução, instalação e manutenção dos serviços.